Montando seu aquario


Planejamento inicial - Montagem e maturação

Antes de iniciar sua montagem faça um planejamento de datas observando as seguintes considerações:

-É importante fazer previamente a quarentena das plantas a fim de evitar a introdução indesejada de caramujos ou outras pragas que podem estar ocultos entre as folhas das plantas, inclusive na forma de ovos ou larvas.

É importante introduzir as plantas (já "quarentenadas") imediatamente no momento de montagem do aquário principal. Isso evita, ou reduz a intensidade, de surtos de algas em função do excesso de nutrientes presentes no início da montagem.

As duas considerações acima já nos mostram a importância do planejamento inicial antes da aquisição ou montagem do aquário. Desconsiderar uma etapa dessas pode resultar em um início problemático ao hobby. Bom seria ao aquarista iniciante compreender isso sem necessitar vivenciar estes problemas. Quem já passou por uma simples infestação de caramujos por exemplo, já irá com certeza concordar sobre a importancia destes alertas acima.

-É indispensável que o sistema funcione por aproximadamente um mês, antes da introdução da fauna, a fim de promover o desenvolvimento da colônia de bactérias aeróbicas, benéficas ao sistema, de modo que o ciclo de nitrogênio seja completado. Isso garante que os peixes não serão submetidos a um nível elevado de amônia que poderia ser prejudicial ou até fatal.

-É muito importante que o sistema de iluminação esteja dimensionado corretamente e já instalado junto ao início da fase de maturação, também chamada popularmente por "ciclagem", de modo a promover o desenvolvimento das plantas e dessa forma impedir o surgimento de algas, principalmente as marrons, bastante característica em ambientes mal iluminados.

-É muito importante pesquisar sobre a compatibilidade de todas as espécies, flora e fauna, que se pretende adquirir, bem como o tamanho adulto dos peixes, e população adequada ao seu aquário, evitando sempre superpopular. Em aquários plantados recomenda-se que a população seja ainda mais reduzida visto que quanto maior a população maior será a quantidade de amônia produzida, o que pode ser um fator negativo para manter o sistema equilibrado e livre de algas.

Isso posto, considere os seguintes passos:

Fase 1:
-Quarentena de plantas.
-Quarentena dos peixes.

Fase 2:
-Montagem do aquário principal, com equipamentos e plantas.

Fase 3:
-Funcionamento do aquário principal pelo período de maturação.

Fase 4:
-Introdução gradativa da fauna.


Fonte: http://www.oaquarista.com.br/Planejamento.htm

0 comentários:

Postar um comentário