Tuvira



















Nome Popular: Tuvira / Sarapó
Nome Científico: Gymnotus carapo
Família: Gymnotidae
Habitat: América do Sul: da Amazônia ao Norte da Argentina
pH: 6.0 a 6.8
Temperatura: 24º a 28ºC
Dureza: até 8º dH
Tamanho Máximo: 55cm
Sociabilidade: Sozinho
Agressividade: Agressivo
Manutenção: Fácil
Zona do Aquário: Fundo
Aquário Mínimo: 300L
Alimentação: Carnívoro. Predador de pequenos peixes e invertebrados, tem especial predileção por insetos, que vai caçar mesmo na superfície. Pode aceitar ração.
Características O Sarapó é um peixe pouco ativo durante o dia, mas pode ser condicionado a procurar por comida durante o dia, mesmo assim, é um peixe noturno e sua performance nesse período é muito mais interessante.
Como todo Gimnomotideo, é quase cego, seus olhos percebem apenas luminosidade. Produz um campo elétrico ao seu redor que serve para orientá-lo com incrível precisão em seu ambiente natural. Sabendo disso, alguns aquaristas providenciam tocas transparentes para seus peixes elétricos. Eles sentem a toca e ainda assim ficam visíveis.
Possuem um sistema alternativo de respiração de ar atmosférico, eles engolem uma bolha de ar e o oxigênio é absorvido pelas paredes de seu sistema digestivo, por isso suportam condições bastante precárias, o que lhes dá o título de uma das melhores iscas vivas para pesca esportiva, pois dificilmente morrem durante o transporte
É um peixe interessante, excelente companhia para peixes de porte razoável.
Reprodução: Difícil de acontecer em aquário, geralmente feita em grandes tanques com muitos exemplares. A desova acontece nos meses mais quentes entre folhas, musgos ou raízes de plantas flutuantes. Os pais costumam comer seus filhotes, por isso devem ser separados ou proporcionar esconderijos às larvas. Os filhotes se alimentam de infusórios. Quando crescem, o canibalismo torna-se um problema. Dimorfismo sexual: Só perceptível na época de reprodução, o macho é mais esguio, a fêmea possui corpo mais alto e ventre volumoso. Os sertanejos falam que as fêmeas são mais escuras que os machos, mas não há confirmação deste fato.

Marcadores: , ,

7 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Olá Pessoal !

    Tenho um Aquario com Varios Cascudos desde filhotes até os maiores, juntamente com muitas Tuviras, filhotes e Grandes, também com um peixe que não sei a especie, mas sei que é carnivoro pois quase devorou um filhote de molinésia medio.

  1. Giga disse...:

    Peguei a minha num corrego do sitio e me pixonei na hr! Adora comer lambaris e guppys, mas nunca durante o dia. A qq sinal de luminosidade se esconde em sua toca. Mesmo a luz da tela do celulas a faz se esconder quase q imediatamente.
    predador voraz, proteje muito a sua toca atacando qq um q se aproxime demais, mas nao pertuba os outros peixes q mantem uma distancia segura.
    jamais ponha em aquarios apertados com outros peixes, mesmo qd novinha.

  1. Paulo disse...:

    Pessoal, bom dia!
    Tenho uma Tuvira pequena cerca de 5 a 6 cm está comigo há uns 4 meses, se adaptou bem a ração e estava bem saudável, sempre que jogava a ração ela saía da toca para comer. Notei que por três dias seguidos ela não saiu, resolvi ver o que tinha acontecido e ela havia perdido parte do rabo.
    Nesse aquário também tenho 2 pacus pequenos de 7 a 9 cm, alguns cascudos, 1 acará e 1 barrigudinho (guarú).
    Será que foi ataque de algum desses peixes? Do Pacu é o mais provável?
    O que fazer nesse caso? O rabo se regenera?

  1. rikelmy ri disse...:

    Tbm tenho uma q tentou comer minhas carpas e kinguios pegou o rabo deles

  1. Joao Ceia disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Joao Ceia disse...:

    Tenho 2 tuvira no meu aquario comunitario de 270 litros, uma pequena q possuo a 8 meses e a maior com 15cm a 3 horas; reparei que a pequena mantem uma grande distancia dela e quando se aproxima ela (a menor) foge p se esconder, sera que com a especia ela nao se adapta? alguem sabe me informar?
    Junto a elas no aquario tenho 2 acaras bandeira, 4 espadas, 6 tricogaster, 2 lagostin vermelho, 2 caramujos, casal de auratus, 3 cascudos. Até entao a pequena q esta junto a eles a aproximadamente a 8 meses se adaptou bem e como ela esta fugindo da grande estou com receio de a mater junto no aquario.

  1. Vet Show disse...:

    excelente blog compro tudo que preciso nesta loja http://www.vetshow.com.br/d/44/plantas-e-enfeites/t/1

Postar um comentário