Red Empress



















Nome Popular: Red Empress
Nome Científico: Protomelas taeniolatus
Família: Ciclídeos
Habitat: África ( Lago Malawi)
pH: 7.8 a 8.6
Temperatura: 26º a 30ºC
Dureza: 10º a 20º gH
Tamanho Máximo: 15cm
Sociabilidade: Casal
Agressividade: Moderada
Manutenção: Média
Zona do Aquário: --
Aquário Mínimo: 200L
Alimentação: Onívoros : flocos, sticks, spirulina, larvas de mosquito,artêmias.
Características Habita águas rasas do Malawi entre pedras e fundo arenoso.Encontrado em Senga e na Ilha Namalenje.
Parecido em forma e coloração com Protomelas fenestratus, diferenciando-se porque tem um olho maior e um osso pré-orbital menor. As espinhas da nadadeira dorsal são mais altas . Também conta com um número maior de dentes na mandíbula superior e na zona inferior da faringe, assim como um maior número de arcos branquiais.
Quando alevinos são cinzas com linhas negras. Os machos começam a trocar de cor em quando atingem 7-8 cm com 8 a 9 meses. Primeiro muda a cor da cabeça que passa a ser azul, logo nas nadadeiras começam a aparecer pequenos pontos vermelhos que vão se estendendo e desaparecendo as linhas negras. Nas fêmeas , a coloração permanece cinza e negro. Durante a reprodução, o macho defende com agressividade um território grande, espantando qualquer peixe que possa entrar inadvertidamente no território. É muito agressivo com outros machos de sua espécie e não se recomenda ter mais de um macho por aquário. Seu comportamento com outros habitantes é tranqüilo excetuando a época de reprodução.
Reprodução: São incubadores bucais. O macho escolhe uma pedra plana, ou simplesmente um lugar no fundo do aquário. Então começa a perseguir as fêmeas, esperando que uma o siga. As fêmeas maduras podem colocar 40-50 ovos. A fêmea os levará em sua boca por cerca de 21-28 días.

0 comentários:

Postar um comentário