Ramizeri


Nome Popular: Ramirezi
Nome Científico: Microgeophagus ramirezi
Família: Cichlidae
Habitat: Bacia Amazônica (Venezuela)
pH: 5,5 a 6,6
Temperatura: 24º a 29ºC
Dureza: até 6º dH
Tamanho Máximo: 5cm
Sociabilidade: Casal
Agressividade: Pacífico
Manutenção: Média
Zona do Aquário: Fundo / Meio
Aquário Mínimo: 40L
Alimentação: Onívoro. É um peixe que obrigatoriamente exige alimentos vivos, embora aceite rações sem maiores cerimônias, esta deverá ser servida apenas como complemento. Raramente obtemos sucesso se ministrar apenas rações, com o tempo o peixe vai emagrecendo e adoece sem "causas aparentes".
Características Peixe de hábito tímido e pacífico, sendo ideal para aquário plantado. Costuma não gostar muito de água profunda, sendo indicado no máximo 40-50cm de altura.
Embora é comum encontrá-los nas lojas com cores cores pálidas, assim que se habitua no aquário, mostra sua coloração maravilhosa. A adaptação ao novo meio poderá ser lenta, se tratando de um peixe delicado com os parâmetros da água, muitas vezes não suportando constantes trocas de água que o aquário dulcícola exige. Procure mantê-los sempre em pH próximo a 6.0, água mole e temperatura tropical.
Reprodução: Ovíparo. Sua reprodução em cativeiro é um tanto difícil, embora viável. Ele terá que estar muito bem ambientado ao aquário. Formado o casal, estes procuram um local para a desova e logo após farão uma limpeza no local escolhido. A fêmea depositará os ovos , sendo fecundados logo em seguida pelo macho. Os pais protegem os alevinos até crescerem. O dimorfismo se obtém através de observação visual: o macho possui os primeiros raios da nadadeira dorsal maior que nas fêmea e esta possui uma leve coloração rosada próximo a barriga.

Marcadores: , ,

0 comentários:

Postar um comentário