Multi Barra



















Nome Popular: Lamprologo Multi barras
Nome Científico: Neolamprologus multifasciatus
Família: Ciclídeos
Habitat: África ( Lago Tanganyika )
pH: 7.8 - 9.0
Temperatura: 24º a 26ºC
Dureza: 15º a 25º gH
Tamanho Máximo: 4cm
Sociabilidade: Casal
Agressividade: Moderada
Manutenção: Média
Zona do Aquário: --
Aquário Mínimo: 50L
Alimentação: Onívoros : Flocos, grânulos, liofilizados e alimentos vivos.
Características Possui um corpo curto, nadadeiras pequenas, em alguns espécimes com tons amarelados, a coloração do corpo varia do cinza claro ao marrom escuro, com faixas transversais num tom mais escuro que o restante do corpo.
Considerado um dos menores ciclídeos do mundo, habita a região da Costa da Zâmbia, em áreas pouco profundas geralmente fundos arenosos onde existe a presença de conchas vazias de caracóis do gênero Neothauma. Utiliza as conchas vazias para habitação, reprodução e defesa contra predadores, formam grandes colônias, onde cada individuo possui uma concha, os pares habitam conchas próximas.
Diferentes de outros Shell dwellers , eles não enterram suas conchas, mas sim cavam ao redor delas, deixando suas conchas numa zona mais funda que o restante do substrato.Em aquários , cavam até atingir o vidro do fundo. É incrível presenciar um bichinho de uns poucos centímetros formar montes de areia com vários centímetros de altura , em poucas horas , numa atividade incessante. Um aquário ideal para essa espécie é formado por areia fina como substrato, algumas rochas apenas para demarcação de territórios e muitas conchas vazias (ampulárias, escargot, caracóis marinhos...).
Reprodução: As fêmeas depositam seus ovos dentro das conchas e estes são fecundados pelo macho.Depois de 3 dias ocorre a eclosão dos ovos fecundados e , ao final de uma ou duas semanas , podemos ver pequenos alevinos se arriscando para fora das conchas. Os pais são excelentes protetores, podendo agredir por vezes, possíveis agressores muito maiores que eles próprios.

0 comentários:

Postar um comentário